Você tem dúvidas se é melhor optar por acessórios para vidros em aço inox 304 ou 316? Para te ajudar, preparamos este artigo completo com a diferença entre essas duas ligas. Acompanhe abaixo!
A RR Inox e Ferragens é uma distribuidora nacional de acessórios para vidro. Temos produtos em aço inox 304 ou 316 para atender todas as necessidades de vidraceiros, lojistas, profissionais da construção civil e pessoas que desejam produtos de qualidade para sua casa.
Você também vai gostar de ler:
➡️ Como escolher puxador de porta pivotante?
➡️ 10 dicas para instalar guarda-corpo de vidro
➡️ Importância da barra de apoio para idoso
Conteúdo dessa Página
Aço inox 304
O aço inoxidável 304 é versátil e hábil. Por isso, é a classe de aço inoxidável mais utilizada em todo o mundo.
A liga 304 é geralmente considerada o aço inoxidável austenítico mais comum. Ela contém alto teor de níquel, entre 8% e 10,5% em peso, e uma alta quantidade de cromo, de 18% a 20% em peso. Sua composição química ainda inclui outros elementos de liga importantes, como manganês, silício e carbono. O restante da composição é principalmente ferro.
Desse modo, o aço inoxidável 304 é:
✅ fácil de formar, soldar e fabricar;
✅ durável;
✅ anticorrosivo;
✅ anti Ferrugem.
As altas quantidades de cromo e níquel conferem ao aço inox de grau 304 uma excelente resistência à corrosão. As aplicações mais comuns dessa liga incluem:
✅ aparelhos como geladeiras e lava-louças;
✅ equipamento comercial de processamento de alimentos;
✅ fixadores;
✅ tubulação;
✅ trocadores de calor;
✅ acessórios para vidro;
✅ estruturas em ambientes que corroeriam aço carbono padrão.

Aço inox 316
Semelhante ao grau 304, o aço inoxidável 316 possui altas quantidades de cromo e níquel. Essa liga também contém silício, manganês e carbono, sendo a maior parte da composição ferro.
Apesar disso, uma grande diferença entre o aço inox 304 e o 316 está justamente na composição química: o inox 316 possui uma quantidade significativa de molibdênio (2% a 3% em peso), enquanto são encontrados apenas vestígios desse elemento no inox 304.
Assim, o aço inox 316 é:
✅ mais resistente à corrosão;
✅ durável;
✅ menos suscetível à formabilidade.
A liga de aço 316 é frequentemente considerada uma das escolhas mais adequadas ao selecionar um aço inoxidável austenítico para aplicações marítimas. Outras aplicações desse aço incluem:
✅ equipamento de processamento e armazenamento químico;
✅ equipamento de refinaria;
✅ dispositivos médicos;
✅ ambientes marinhos, especialmente aqueles com presença de cloretos.

➡️ Confira os modelos de torre para guarda-corpo da RR Inox
As principais diferenças entre aço inox 304 e 316
Composição química diferente: como visto, o aço inoxidável 304 contém apenas vestígios de molibdênio, enquanto o aço inoxidável 316 possui de 2% a 3% desse elemento em sua composição.
Resistência à corrosão diferente: a liga 304 possui apenas cerca de 9% de níquel, enquanto o aço inoxidável 316 contém 12% de níquel. Além disso, o inox 316 também possui uma alta quantidade de molibdênio. Esses dois fatores contribuem para que o grau 316 seja mais resistente à corrosão.
Propriedades diferentes: o aço inoxidável 304 tem alta resistência à corrosão, resistência a ácidos, resistência alcalina, etc. No entanto, o aço inox 316 tem melhor resistência à corrosão por cloreto e resistência ao calor, devido à adição de molibdênio.
Diferentes aplicações: o aço inox 304 é amplamente utilizado na fabricação de panelas e frigideiras, etc. E a liga 316 é comumente utilizada na indústria alimentícia, indústria médica, indústria relojoeira, entre outras.
Preços diferentes: na hora de escolher entre inox 304 ou 316, é necessário ter em mente que o primeiro tipo possui preço mais baixo. O grau 316 pode sair um pouco mais caro devido suas propriedades mais aprimoradas de resistência à oxidação e corrosão.

Como escolher entre eles?
A escolha de produtos fabricados em algum desses dois graus de aços inoxidáveis deve ser feita de acordo com a necessidade da aplicação. Por exemplo, se o uso requer um acessório de alto nível de conformabilidade, o inox 304 é a melhor opção.
Em contrapartida, se o acessório será instalado em ambientes mais expostos à corrosão, em contato com água e outros elementos corrosivos, é necessário optar pelo aço inox 316.
O aço inox 316 é o mais indicado para áreas de maresia
O aço inox, não importa seu grau, é um material muito utilizado na fixação de vidros, graças à sua força, segurança, baixo custo e alta resistência à corrosão. Assim, é um material que se faz imprescindível em regiões litorâneas, já que, devido à maresia, outros tipos de materiais podem sofrer corrosão e prejudicar a segurança da instalação.
Nesse sentido, como o inox 316 é mais resistente à corrosão e ao calor, devido ao alto teor de molibdênio em sua composição, os acessórios para vidro fabricados nesse tipo de aço inoxidável são os mais recomendados para cidades litorâneas.
Isso é porque o aço inox 316 possui resistência à oxidação até a temperatura de 875 °C, e resistência à corrosão até 300 °C!
Vantagens de escolher acessórios para vidro em aço inox

Além da resistência à corrosão, os acessórios para vidros fabricados em aço inox 304 ou 316 trazem muita praticidade, elegância e inúmeros benefícios. Veja só:
✅ resistência mecânica e a impactos;
✅ segurança;
✅ aparência higiênica;
✅ facilidade na limpeza;
✅ estética personalizada (podem ter diferentes acabamentos e cores);
✅ baixa manutenção;
✅ alta durabilidade;
✅ excelente custo-benefício.
Acessórios em inox 304 ou 316 – RR Inox e Ferragens
Agora que você já sabe quando usar aço inox 304 ou 316, solicite seu orçamento online aqui na RR Inox e Ferragens. Aqui você encontra um vasto estoque de acessórios para guarda-corpos de vidro, fachadas, corrimãos, portas, janelas, adaptabilidade de banheiros e escadas, entre outras necessidades.