O guarda-corpo de vidro, além de um elemento elegante, é um item indispensável para a segurança em escadas e sacadas. Por isso, é imprescindível ficar atento às melhores práticas de instalação para não colocar pessoas em risco!
Abaixo você confere as 7 melhores dicas para a instalação de guarda-corpos, assim como 3 recomendações do que não fazer. Acompanhe.
A RR Inox e Ferragens é uma distribuidora de acessórios para vidro com abrangência nacional. Contamos com um amplo estoque para atender as necessidades de vidraceiros, indústrias, comércios e pessoas que precisam de peças de qualidade para a instalação de placas de vidro.
Você também vai gostar de ler:
➡️ Segurança no envidraçamento de sacada
➡️ Como escolher barra de apoio para idoso?
Conteúdo dessa Página
A importância do guarda-corpo de vidro para escada e sacada
A principal função do guarda-corpo, seja na sacada ou na escada, é evitar quedas. Desse modo, é um item de segurança fundamental para lugares mais altos. É ótimo para prevenir o alcance de crianças a esses locais, assim como protegê-los de alturas perigosas. Além disso, oferece maior sensação de segurança a pessoas que temem altura ou sentem vertigem em áreas mais altas.
Especialmente em sacadas, também ajuda a proteger o ambiente da entrada de frio, chuva e granizo, evitando que o piso molhe e fique escorregadio. Nas escadas, proporciona segurança ao subir degraus com objetos pesados apenas se apoiando ao guarda-corpo, sem precisar segurar no corrimão.
Esse elemento também é muito útil já que soluciona diferentes problemas sem precisar da construção de um muro ou de novas paredes. É muito prático, fácil de instalar e possui baixa manutenção, não necessitando de uma limpeza pesada. E ainda agrega muita beleza e elegância a qualquer decoração!

Como instalar guarda-corpo para sacadas e escadas?
Reunimos 7 dicas que vão ajudar vidraceiros e profissionais da construção civil a instalar um guarda-corpo de maneira segura.
As dicas também são úteis para quem quer instalar esse elemento em sua loja ou casa e precisa comprar o material ou saber o que considerar ao contratar um bom profissional.
1 – Fique atento às normas técnicas
Esta é a dica de ouro para instalar corretamente um guarda-corpo de vidro para sacada ou escada. A norma técnica que estabelece os requisitos para isso é a NBR 14.718 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Essa NBR designa uma série de recomendações para instalação desse elemento, como a altura correta, distância e posição da instalação. Isso porque esses detalhes influenciam diretamente na funcionalidade e segurança do projeto.
2 – Escolha o vidro correto
Os tipos de vidro mais indicados para guarda-corpo são o laminado e o aramado. Esses são vidros de segurança, ajudando no fornecimento de mais proteção ao local.
Além desses, também podem ser usados vidros duplos, desde que contenham um deles em sua composição. Por exemplo, dependendo da instalação, é possível optar por placas de vidro laminado-temperado, garantindo o melhor das propriedades de cada tipo.
Já em relação à espessura do vidro, a NBR 14.718 não determina uma que seja a correta. Entretanto, estabelece o cálculo a ser feito para escolher a espessura mais segura. O cálculo da espessura do vidro considera as isopletas de ventos de cada localidade e determina métodos de teste para todo o conjunto (chapas de vidro, parafusos, torres, colunas, etc.).
3 – Use os acessórios adequados para seu guarda-corpo de vidro
O vidro costuma ser uma preocupação maior, porém, os acessórios para a fixação das placas devem ter igual atenção. Os mais indicados são prolongadores, torres, colunas, etc. fabricados em aço inox 304 ou 316. Esses dois tipos de aços inoxidáveis são altamente resistentes à corrosão — um fator que deve ser considerado ainda mais para guarda-corpos externos — e possuem estética sofisticada, agregando ainda mais beleza ao projeto.

4 – Instale na altura correta para guarda-corpo de vidro
A NBR 14.718 exige que a altura de guarda-corpos seja de 1,1 metro em relação ao piso. Contudo, é preciso considerar se há variação de degrau ou mureta de apoio para os pés. Isso porque a altura deve ser contada a partir de onde a pessoa vai estar estacionada.
Vale também ficar de olho nas especificações de altura estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros da sua cidade. Geralmente, é essa medida de 1,1 metro mesmo, mas pode ser maior dependendo da aplicação.
5 – Preze pela segurança do trabalho
É necessário fazer o isolamento da área abaixo do local onde o guarda-corpo de vidro será instalado a fim de evitar acidentes. Do mesmo modo, é preciso que a equipe de instalação utilize os EPIs (Equipamentos de proteção individual) na hora do trabalho. Como óculos de segurança, luvas anticortes, botas com biqueira de aço e protetores auriculares. Em caso de risco de quedas, também é fundamental usar cinto de segurança.
6 – Prepare a instalação
Na hora de fazer a medição, fique atento para tirar as medidas corretas (que deve ser milimétrica) e para definir os pontos de perfuração. Esse cuidado é essencial para evitar retrabalho e também danos irreversíveis no local de instalação.
Para otimizar seu tempo, uma dica é traçar uma linha reta e marcar o centro e descontar as medidas da base e do vidro.
Defina também o local da primeira e da última colunas (por enquanto não precisa se preocupar com as colunas intermediárias). Só não se esqueça de descontar a folga do vidro.
Outra sugestão é fazer o teste com uma placa de MDF na medida exata do vidro que será utilizado. Use essa placa para simular o vidro, fazendo as marcações. Passe para a próxima coluna sempre seguindo o alinhamento traçado.
7 – Faça a instalação correta

Para fazer enfim a instalação, a NBR 14.718 recomenda uma profundidade de ancoragem dos elementos de fixação ao concreto de no mínimo 70 mm. Já a distância entre as colunas de ancoragem não deve ultrapassar 1000 mm. E a folha de vidro precisa ter 1500 x 1000 no máximo.
Na hora do encaixe da placa de vidro, considere sua medida um centímetro menor, devido à borracha usada para dar firmeza ao vidro. Uma dica é passar água com detergente na borracha para permitir o deslize sobre o vidro, facilitando a instalação do guarda-corpo.
Dicas 8, 9 e 10: o que não fazer na instalação de guarda-corpo de vidro
8 – Deixar de testar
Essa é uma recomendação anterior à instalação. É preciso conferir se o guarda-corpo foi testado e aprovado nos testes de resistência a impactos e de esforços estáticos verticais e horizontais. Essa recomendação se aplica também às placas de vidro que serão utilizadas.
9 – Não considerar as características do lugar
Nas regiões litorâneas, por exemplo, as peças usadas na instalação de guarda-corpo estão mais sujeitas à ação da maresia e a sofrerem corrosão. Assim, opte por acessórios para vidro em aço inox 316. Esse material possui de 2% a 3% de molibdênio em sua composição, elevando ainda mais a resistência à corrosão do aço inoxidável.
10 – Negligenciar a qualidade dos materiais

A qualidade dos materiais é fundamental para a alta resistência, baixa manutenção e longa durabilidade do seu guarda-corpo. Por isso, fique atento ao fornecedor das placas de vidro, e também ao de acessórios em aço inox. Busque descobrir a reputação dessas empresas e avalie material, fabricação, agilidade na entrega e preço em busca do melhor custo-benefício para seu projeto ou de seus clientes.
Acessórios para guarda-corpo de vidro para escada e sacada – Orçamento online
Conte com a RR Inox para seus acessórios em aço inox. Aqui você encontra um vasto estoque de peças para a instalação do seu guarda-corpo de vidro para escada ou sacada. Atendemos vidraceiros, profissionais da construção civil e pessoas que desejam segurança e materiais de qualidade e beleza para sua casa. Solicite seu orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para seu projeto.